Conheça o conteúdo do Manual de Formação para as(os) Merendeiras(os)!

17/06/2025 10:22

O Manual de Formação para as(os) Merendeiras(os), elaborado pelo CECANE UFRGS com apoio do FNDE, foi atualizado e está em sua segunda edição.  Acompanhe este post para conhecer os principais conteúdos abordados pelo material.

A nova edição traz 5 capítulos com conteúdos abordando o PNAE e os processos, etapas e metodologias das formações continuadas voltadas para as merendeiras. Além disso, também conta com um 6º capítulo com 60 propostas de atividades!

O primeiro capítulo, “Alimentação Escolar”, traz reflexões sobre as seguintes temáticas, focadas no ambiente escolar: Alimentação como direito, Promoção da alimentação saudável e o Papel da(o) merendeira(o). A partir dele, podemos entender que o potencial das merendeiras como educadoras em saúde nas escolas brasileiras ainda é pouco explorado, e sua atuação nesse campo muitas vezes não é valorizada pela comunidade escolar. É essencial valorizar o papel educador das merendeiras, que, apesar dos desafios, demonstram potencial para contribuir ativamente na promoção da saúde por meio de sua dedicação, vínculo com os alunos e conhecimento sobre alimentação.

O segundo capítulo, “Formação de Merendeiras(os)”, encontra-se divido em dois tópicos. Inicialmente são abordadas as leis e resoluções referentes às orientações técnicas e ao processo de formação das(os) merendeiras(os). Na sequência é ressaltada a importância da ação integrada na formação de merendeira(o). A colaboração entre nutricionistas, educadores, gestores e outros envolvidos na alimentação escolar é essencial. Esse trabalho conjunto permite a troca de conhecimentos e enriquece a formação das merendeiras, contribuindo para um ambiente escolar que valoriza a saúde e o bem-estar dos alunos.

No terceiro capítulo destaca-se o processo formativo das merendeiras, fundamentado em uma abordagem pedagógica crítica, que valoriza a troca de experiências. Nesse contexto, os participantes aprendem coletivamente, reconhecendo demandas e construindo, de forma colaborativa, possibilidades de transformação.
Também traz uma reflexão: Embora as “boas práticas de manipulação” sejam fundamentais e façam parte da rotina das(os) merendeiras(os), a formação desses profissionais deve ir além, incluindo reflexões sobre a promoção de uma alimentação saudável no ambiente escolar e a valorização de seu papel dentro da perspectiva do PNAE como instrumento do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

No quarto capítulo encontram-se detalhadas as etapas de planejamento, execução e avaliação, com vistas a auxiliar os responsáveis pela alimentação escolar na organização e dinamização do projeto de formação das(os) merendeiras(os) Através do planejamento são programadas ações indicando as prioridades básicas, os recursos e os meios para se atingir os objetivos.

Outra reflexão do Manual:
Para que um plano de ação seja efetivamente implementado, é fundamental avaliar sua viabilidade, considerando a relação entre os recursos disponíveis e os que serão necessários. Durante essa análise, é possível identificar um conjunto ações alternativas, garantindo sua execução mesmo diante
de eventuais imprevistos ao longo da formação.

No quinto capítulo é abordada a importância de utilizar metodologias participativas e estratégias ativas no processo de formação de merendeiras(os), com foco no protagonismo dos participantes e no contexto real em que atuam. A formação deve ir além da simples transmissão de conteúdos, buscando envolver as merendeiras como agentes ativas na construção do conhecimento e no fortalecimento de seu papel dentro da alimentação escolar. As metodologias participativas valorizam o conhecimento prévio, as experiências e a realidade sociocultural das merendeiras, promovendo o pensamento crítico, a autonomia, a liderança e o trabalho em equipe.

Por fim, no 6º capítulo são compartilhadas Propostas de Atividades para aplicação nas possíveis formações de merendeiras!

Conheça o Manual na íntegra para ter acesso a 60 conteúdos, que fazem parte do acervo de atividades elaboradas ou adaptadas pelo CECANE UFRGS para as formações com os envolvidos na alimentação escolar.