CECANE UFSC realiza o monitoramento e assessoria à alimentação escolar estadual

04/11/2024 16:12

Na semana de 21/10/2024 a 25/10/2024 o CECANE UFSC, em parceria com o FNDE, realizou o monitoramento e a assessoria à gestão e operação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) junto à Secretaria Estadual de Educação (SED) de Santa Catarina. Ao lado de técnicos do FNDE, membros do Conselho Estadual de Alimentação Escolar e servidores da SED envolvidos com a gestão e operação do PNAE, nossa equipe realizou o monitoramento da execução do Programa, desde os processos de compras públicas, até a efetiva entrega da alimentação aos escolares matriculados nas escolas estaduais.

Anualmente o FNDE seleciona municípios para participarem da assessoria estadual e o CECANE entra como órgão técnico qualificado para fazer a análise da gestão local do PNAE. A ação do CECANE contribui para que a gestão pública acompanhe de perto a realidade no estado. 

Durante as diversas etapas que compõem o processo de trabalho, a equipe técnica do Cecane UFSC e do FNDE se reuniu com nutricionistas e servidores dos setores de alimentação escolar e de compras da SED, com agricultores familiares que fornecem alimentação escolar ao estado e com conselheiros estaduais para triagem e orientações quanto à gestão e execução do PNAE.

De acordo com Ana Carolina Alencar de Barros, uma das assessoras do CECANE que participou da semana de assessoria, o trabalho de campo incluiu visitas a uma ampla diversidade de escolas, contando com escolas urbanas, indígenas e quilombolas. Ana Carolina realizou a visita em uma escola indígena. Em seu relato sobre as assessorias, ressaltou a valorização da cultura nessas escolas, sendo comum o ensino de práticas tradicionais. Ela ainda falou sobre a honra de desempenhar uma tarefa tão importante ao lado de pessoas muito qualificadas e competentes.  

Segundo a assessora Mirela Christmann, essa atividade oportunizou reunir diferentes atores do Programa para um momento de avaliação e debate das ações realizadas. Em diversos momentos os atores puderam compartilhar suas experiências e dificuldades na execução do Programa, visando a qualificação do PNAE no estado. Além disso, durante as visitas a algumas escolas estaduais puderam ser identificados resultados satisfatórios e aspectos que precisam ser ajustados, especialmente nas escolas localizadas em comunidades quilombolas e indígenas. 

Por fim, a semana foi de muito aprendizado para todos os envolvidos, que convergem para buscar a qualificação da execução do PNAE no estado de Santa Catarina.