Novo material técnico: Dez passos para inserir a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no currículo escolar: orientações para a atuação de Secretários(as) da Educação na promoção da EAN nas redes de ensino.

19/11/2025 07:38

A Equipe do CECANE UFSC, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, por meio da Divisão de Educação Alimentar e Nutricional (DIEAN/COSAN/CGPAE/FNDE), lança o documento “Dez passos para inserir a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no currículo escolar: orientações para a atuação de Secretários(as) de Educação na promoção da EAN nas redes de ensino”.

O material foi cuidadosamente elaborado para evidenciar as potencialidades da atuação dos(as) Secretários(as) de Educação na promoção da EAN em suas localidades. Por meio de ações estratégicas, formações e práticas, esses gestores poderão qualificar as equipes e favorecer a atualização dos currículos escolares ou dos projetos político pedagógicos, incorporando as orientações mais recentes sobre Educação Alimentar e Nutricional.

O documento apresenta também a Linha do Tempo da Educação Alimentar e Nutricional no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar e os dez passos para a inserção da EAN, elaborados a partir da Nota Técnica nº 4614655/2025/DIEAN/COSAN/CGPAE/DIRAE – NT-EAN Currículo.

Os passos estão organizados em quatro eixos de atuação:
a) atribuições do gestor para fomentar a EAN no currículo escolar (passos 1, 2 e 3);
b) inserção da EAN no currículo escolar (passos 4 e 5);
c) estratégias para garantir a continuidade das ações de EAN (passos 6, 7 e 8);
d) mudança de paradigma nas abordagens conceituais e metodológicas da EAN (passos 9 e 10).

No detalhamento dos dez passos, além das referências para a implementação de cada ação, o documento apresenta sugestões práticas. Ao final, há um material complementar dedicado ao monitoramento e à avaliação das ações de promoção de EAN inseridas no currículo escolar, oferecendo informações detalhadas e reforçando a importância dessas etapas.

Implementar a EAN de forma transversal aos currículos escolares pode ser um desafio — mas é também uma oportunidade transformadora.

Acesse o documento completo clicando aqui.

Boa leitura!